sábado, 17 de agosto de 2013

Psicóloga Missionária



O nome do meu blog como puderam notar, é “Psicóloga Missionária”, e nada mais me identificaria do que esse nome. Essa é a Sara Guerra!!

Primeiramente sou perdidamente apaixonada pela minha profissão: PSICÓLOGA. Já pensaram? Escutar a dor, o sofrimento, fantasias e desejos do próximo, sem julgar, maltratar e até mesmo ser prepotente diante dele. É lindo demais... Sem contar que posso ajudar a traçar caminhos, sem tomar a frente de ninguém, oferecer e despertar possibilidades até então tampadas pela falta de conhecimento próprio, autoestima e amor próprio. Amo demais!!!!

Depois vem a minha “essência”, minha base de vida, ser missionária. Acho que essa palavra: MISSIONÁRIA, me descreve plenamente. Não me refiro a “missionária” que sai com uma Bíblia debaixo do braço, uma cruz do tamanho do mundo no peito, gritando e querendo mudar todo mundo que encontra (tá na moda ser missionária. rsrs). Ser missionária é ajudar, ser solidária ao próximo e esse é qualquer um, até mesmo quem eu não conheço, quem tá longe, longe, não importa credo, raça, localidade (a cara da IAJM – POM). E ser assim me torna um diferencial diante uma sociedade que afasta o mais belo das pessoas, o amor.
Bem... Depois dessa caracterização que particularmente emocionou vou ao clímax da postagem de hoje. Há muito tempo venho colocando em meu blog algumas músicas, poemas, textos que refletem meu dia a dia e o que estou sentindo. De vez em quando me deparava com algo encantador e imediatamente colocava aqui, compartilhava com meus amigos e visitantes. Hoje mudarei, melhor dizendo, acrescentarei mais conteúdo neste blog! Deixo claro que não deixarei de colocar músicas, textos e poemas marcantes, até porque, vivo a arte e cada fase da minha vida ela retrata o que sinto, vejo, vivo e atuo.

Estou a algum tempo trabalhando com Crianças e Adolescentes em situação de vulnerabilidade social. E o que Vulnerabilidade social? É uma pessoa não tem o que comer, o que vestir, não tem a quem recorrer quando necessita de algo, alguns apresentam sinais de desnutrição, violência física, psíquica e sexual, estão em condições precárias de moradia e saneamento e nem educação básica (já imaginaram que existiriam adolescentes com 14, 15 anos que não sabem ler e nem escrever?). Esses fatores compõe o risco social, ou seja, é um cidadão, mas são privados dos direitos fundamentais impostos pela nossa constituição.

Contarei inúmeras histórias de vida que emocionam e que mexem com qualquer um. São crianças, meigas, amigas, altamente criativas, mas sem oportunidade. Amo muito conviver com cada uma delas. É com elas que aprendo, reaprendo e reafirmo a cada dia o amor a minha profissão, a ser Psicóloga Missionária. Se um dia alguma delas tiver acesso a esses escritos verão o quanto sou grata ao que me ensinam diariamente.

A vocês, leitores, espero que gostem e podem postar os comentários.

Desde já... Boa sorte a nós!!!

PS: Posto uma música que dará inicio a minha jornada escrita e reflexiva neste blog.

Carta aos Missionários                             

"Vindo de todas as partes
Mas indo prá lugar algum
Assim caminha a raça humana
Se devorando um a um
Gritei para o horizonte
Ele não me respondeu
E então fechei os olhos, sua voz
Assim me bateu"...

Saudade - Nelsinho Corrêa



Só se tem saudade do que é bom,
Se chorei de saudade não foi por fraqueza,
Foi porque amei.

E se eu amei, quem vai me condenar?
Se eu chorei, quem vai me criticar?

Só quem não amou, quem não chorou,
Quem se esqueceu que é um ser humano,
Quem não viveu, quem não sofreu,
Só quem já morreu... e se esqueceu de deitar