quinta-feira, 22 de agosto de 2013

ECA



É interessante esse instrumento (blog) de desabafo. Depois de ler o que escrevi anteriormente pude rever e avaliar muitos dos meus pensamentos. Como diz minha mãe, nada como um dia após o outro... Dessa forma, depois de descansar, fiz uma revisão das minhas atitudes e tracei minha forma de agir perante os erros cometidos. Acho que neste momento a humildade vale a pena. E assim é que deveria caminhar a humanidade. Sei que não é fácil, mas engolir e processar faz-nos crescer e amadurecer.

Hoje estive com os meninos e esta experiência me faz crescer e me anima!! Cada palavra, cada gesto, cada demonstração de carinho me deixa mais encantada do que qualquer outra princesa. hehehe. Em grupo tratamos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA (1990). E vcs sabem o que é o ECA?

Pois é... O ECA é um conjunto de normas do ordenamento jurídico brasileiro que tem como objetivo a proteção integral da criança e adolescente, aplicando medidas e expedindo encaminhamentos para o juiz. É o marco legal e regulatório dos direitos humanos de crianças e adolescentes. O ECA foi instituído pela Lei 8.069 no dia 13 de julho de 1990. Ela regulamenta os direitos das crianças e dos adolescentes inspirada pelas diretrizes fornecidas pela Constituição Federal de 1988, internalizando uma série de normativas internacionais. O Estatuto divide-se em 2 livros: o primeiro trata da proteção dos direitos fundamentais à pessoa em desenvolvimento e o segundo trata dos órgãos e procedimentos protetivos. Encontram-se os procedimentos de adoção (Livro I, capítulo V), a aplicação de medidas sócio-educativas (Livro II, capítulo II), do Conselho Tutelar (Livro II, capítulo V), e também dos crimes cometidos contra crianças e adolescentes.



Acho que para alguns leitores essa explicação foi de fácil entendimento, mas explicar para um grupo de meninos que eles tem direitos e que esse negócio de trabalho infantil, exploração sexual, não estudar, não comer, não ter onde morar, não ter referencia familiar, é coisa do passado... UFA... Foi muito difícil!

Meu povo o Nosso ECA tem 23 anos e ainda temos muitas crianças que passam por barbaridades!! Como assegurar esses direitos e influencia-los a cumprir os deveres. 

"Tia, criança pode brincar? dormir? Comer e estudar? Lá em casa tá difícil. Tenho que ajudar meus pais a cuidar dos meus irmão e colocar comida em casa" (menino de 12 anos). 

Pedi para que desenhassem o que eles querem, ter direito e um deles disse que queria ter uma FAMÍLIA e demonstrou isso no desenho dele (menino de 7 anos). Outro desenhou uma casa com a família dentro 

Será que as crianças tem realmente direitos? Mais uma vez, em meu cotidiano, me pergunto...

Pois bem, hoje deixo essa postagem, bem simples para refletirmos!!! São com essas experiências que afirmo mais uma vez: amo o que faço e aprendo todos os instantes que estou com eles. Ah!! Me deram até a ideia de escrever um artigo: ECA e crianças e adolescentes em situação de rua. Já quero!!!!

Paz e bem amigos...


Nenhum comentário: